A perversão do SítioMarmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amareloQue a TV Globo é um lixo que todos nós somos obrigados a tragar é fato. Que a TV Globo é especialista em exibir novelas medíocres prá gente medíocre é fato. Que a TV Globo é uma formadora de opinião de meia-tigela também é fato.
Até acho legal um programa ou outro de lá; pagar de moralista não é minha praia. Algumas coisas assisto e até gosto, mas tenho consciência de que é lixo.
Mas eu
nunca vou perdoar o que a Globo fez com o Sítio do Picapau Amarelo.
Nunca li o livro inteiro, no colégio apenas tive a oportunidade de ler pequenos trechos. Mas eu assistia à adaptação prá TV, aquela feita em meados dos anos 70 (não tenho certeza, mas pela graaande qualidade, deve ter sido por aí) e que a TV Cultura transmitia em 90 e alguma coisa, onde a Narizinho não tinha sete anos nem se agachasse, a Cuca era meio andrógina, o Saci era um personagem freqüente e
realmente não tinha uma perna, não era um atorzinho qualquer com a perna escondida por computadores e as sereias tinham rabo de papel alumínio.
ISSO sim era programa bom. Assistia todo dia, quando chegava da aula de inglês.
Como eu já disse antes, não sei o quanto a adaptação dos anos 70 era fiel ao livro, mas tenho certeza que a Globo cagou em absoluto com o Sítio.
Quando fiquei sabendo, há alguns anos atrás, que a Globo ia fazer uma versão
upload do Sítio, fiquei feliz com a idéia, mas vagamente desconfiada. Achei bom que pelo menos as sereias iam ter caudas decentes, mas pensei que poderia ficar um pouco diferente do que eu me lembro de quando era nova.
"Um pouco diferente"... rá.
Ano passado eu acompanhava quase sempre a versão globeira do Sítio, quando saía cedo da faculdade. A série chegou num estado ridículo.
Tinha uma tal de Cléo nariguda, que NUNCA ouvi falar antes que tinha um caso de amor com um lobisomem, mas tava em dúvida entre ele ou um nerdzinho de óculos.
Quer dizer... hello-o! Estamos falando do Sítio do Picapau Amarelo, e não de Malhação!
Caso de amor? No sítio? Eu nunca vi.
Em uma semana que assisti, só ficava mostrando a tal da Cléo chorando, em dúvida. Não apareceu o Visconde, não apareceu Saci, não apareceu tio Barnabé...
Depois piorou. Apareceu surgida
de um show do Fresno do inferno uma boneca EMO. Sim, emo. Usava cabelinho rosa cortado no meio da testa, bolsinha de pelúcia e falava gíria de patricinha paulista. Caralhos me fodam!
Agora querem até alfabetizar a Tia Nastácia!
Porra, não pode! Até onde entendi, a Tia Nastácia é meio que a visão do "povão". Tudo ela acha que é do capeta, o que ela não entende ela acha que é do "coisa ruim" e se benze... tá cheio de gente assim.
Não é prá ter pena da Tia Nastácia e alfabetizar ela, é prá ter pena e alfabetizar as pessoas do mundo real que são assim, cara.
A Globo tá fazendo do Sítio uma versão
mini-teen de Malhação. Minha tese se confirma porque hoje, quando fui assistir os episódios novos, tinha realmente uma ex-modelo-agora-atriz-porque-fez-malhação lá, vestida de princesa desmaiada nos braços de um veterinário fortão.
Sem contar que trocaram de Narizinho e de Pedrinho. E aquele Pedrinho?
O menino não tem nem nove anos e tem a maior ginga de galã, cara! Um vozerão bonito, pinta de
Gaston, jeito de mocinho... ele tem cara de quem nem sabe segurar um estilingue!
Daqui a pouco vão inventar um caso de amor entre a Narizinho e o Pedrinho... porque aquele caso de amor todo da Cléo nariguda me deu ó.d.i.o.
Quem teve a oportunidade de ver, sabe do que tô falando. Tava igualzinho Malhação; as mesmas frases clichês, as mesmas tramas clichês, as mesmas lições de moral fracas e clichês... Caso de amor no sítio, cara... quem diria. Eles deviam mostrar brincadeiras e histórias novas prás crianças, e não as mesmas merdas que elas são obrigadas a ver na novela das oito.
Certeza que Monteiro Lobato está se revirando no túmulo...
O Sítio virou um treino para as crianças, prá elas pegarem gosto por essas porcarias e quando forem mais velhas, virarem fãs de Malhação. E daí, quando forem mais velhas ainda, serão um bando de Tia Nastácia noveleiras e que nunca souberam usar a imaginação prá porra nenhuma.
Lamentável.