ecléticos are the best and fuck the rest \o/(post grande. não tente ler se não estiver com paciência)eu sou eclética, e com orgulho. conheço muita gente que acha que ecléticos são aqueles que conhecem duas músicas de uma banda e falam "nossa, eu AMO tal banda", mas isso NÃO é ser eclético.
aliás, o gosto musical aleatório dos ecléticos é mais um subproduto de suas personalidades que tentativa de ser
in, e eu vou fazer o favor de explicar isso a vocês.
uma pessoa eclética (e vou apenas me tomar como exemplo) não é necessariamente alguém com inteligência superior, mas é alguém com mais conhecimento, porque ecléticos de verdade se interessam um pouco por tudo, desde que isso caiba em seu gosto pessoal. ao mesmo tempo que é fácil agradar um eclético, já que eles gostam de tudo, é também bem fácil desagradar, pois não é tudo que a gente acha o máximo, visto que conhecemos várias coisas. gostamos de tudo, mas somos exigentes na qualidade desse "tudo".
é fácil um eclético passar por inteligente (o que nem sempre é verdade). eu, por exemplo, consigo conversar sobre quase tudo porque me interesso por quase tudo. daí, vamos supor, cai na minha mão uma revista com uma matéria sobre a grécia antiga. eu vou ler porque me interessa, ao passo que um não-eclético não leria porque odeia história ou porque grécia antiga é chato.
no dia que eu encontrar uma pessoa fanática por grécia antiga, poderemos conversar sobre isso sem eu fazer cara de paisagem, e aí fica a impressão de "nossa, que mina inteligente". inteligente eu não sei, mas eclética sim.
pártenon, templo de atena. eu gosto =) daí é por isso que temos um repertório musical tão aleatório. conheço muito de metal (e adoro a maioria dos sons), mas não sou uma fanática doente. até tenho coragem de dizer que odeio iron maiden, não gosto de ozzy e acho helloween som de bichinha. mas não é porque gosto de metal que me atenho apenas a esse estilo. adoro rock, adoro mpb, aaaamo jazz, música clássica, ópera, emo, hadcore, post-punk, indie, e por aí vai. o meu único critério é que seja
bom. e como o conceito de "bom" é algo bem particular, não vou me estender sobre isso; e "bom" vai além de qualquer estilo.
dark funeral (black metal sueco), jewel (folk), blue man group (eletrônico experimental ((?)) e ray charles. amo todos os 4 ;~ ecléticos são ótimos com qualquer pessoa. eu, particularmente, gosto de qualquer pessoa que seja extremamente autêntica. encontrei uma vez um satanista, da igreja de satã mesmo (e não aquela coisa
poser de dabbler satânico) e foi uma conversa que durou mais de duas horas e meia. no fim, ele me chamou prá conhecer a igreja com ele, mas não sei... apesar de muito interessante e de ele me explicar direitinho que não tem nada demais, fiquei morrendo de medo, hahahaha.
minhas amizades são variadas. saio com artistas plásticos, estudantes de direito, turismólogos, músicos, brasileiros-chilenos, drogados, vegetarianos, anarquistas, lésbicas, paraplégicos, ex-assassinos de aluguel, dentistas renomados que cheiram cocaína, e por aí vai.
(acredite: eu
realmente conheço as pessoas que citei nesse parágrafo)
isso se deve ao nosso caráter de se interessar por tudo, e esse "tudo" envolve pessoas.
e é por isso que não suporto gente fútil, porque é o tipo de pessoa que não vai me acrescentar nada de interessante durante uma conversa e que certamente não tem cacife prá me manter entretida por mais de meia hora.
isso porque eu gosto e converso facilmente sobre surrealismo, video game, arte digital, mangá, política, moda, seriados americanos, música, história, economia, física quântica, teoria da evolução, teoria do caos, psicologia, literatura, culinária, sinestesias, raul seixas, mitologia, distúrbios de comportamento, geopolítica, e muuuuuito mais. tem que ser muito asno prá não me agradar.
em suma, ecléticos são paradoxos ambulantes. nós temos o gosto universal, porque nosso gosto fica acima de rótulos ou moda, mas também é um gosto extremamente pessoal, porque gostamos simplesmente do que nos parece bom. só os ecléticos sabem como é bom ter essa liberdade de gostar de
todas as coisas boas do mundo ;}